
Depois de ter despertado muita polêmica entre o público e o mercado publicitário, o filme televisivo da campanha do salgadinho Doritos, criado pela AlmapBBDO foi sustado pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar)
Em sessão plenária realizada nessa quinta-feira, 16, O Conselho de Ética do órgão determinou a sustação do comercial, por uma divisão de 7 votos a favor e 5 contra. De acordo com informações obtidas pela reportagem, a decisão gerou um grande embate e divergência de opiniões até mesmo dentro do próprio Conar, já que não é comum acontecer uma disputa tão acirrada no julgamento dos processos do Conselho de Ética.Desde quando entrou no ar, no começo de março, a campanha suscitou polêmicas. Para difundir o novo conceito "Quer dividir alguma coisa com os amigos, divide um Doritos", a marca da Pepsico e a Almap escolheram um mote aparentemente bem-humorado, no qual alguns garotos apareciam dentro de um carro e, um deles, ao ouvir a música "YMCA", do grupo Village People - tida como um dos hinos homossexuais do mundo - começava a dançar.As manifestações começaram no início de sua veiculação.
As acusações alegavam que a Pepsico manifestava um claro preconceito com o homossexualismo. Uma outra parte dos espectadores - e também o próprio anunciante - defenderam a campanha, alegando que o humor utilizado no filme não era ofensivo ao público gay e nem a nenhuma outra fatia da sociedade.Mesmo assim, o comercial não escapou do Conar. Desde o início da campanha, o órgão recebeu mais de cem reclamações - por parte de consumidores - que reprovavam à peça. Agora, após a decisão pela sustação, a Pepsico terá um prazo médio de 20 dias para contestar a determinação e apresentar sua justificativa. Após isso, o Conar deverá marcar uma nova assembleia para voltar a julgar a ação, o que deve acontecer somente no final do mês de maio.
Procurada pela reportagem, a Pepsico respondeu, por meio de um comunicado enviado por sua assessoria de imprensa, que o próprio placar do Conselho de Ética do Conar (7 votos a 5) demonstra o quão polêmica e divergente é a questão e a interpretação do conceito da campanha e, por isso, anuncia que vai recorrer à decisão do Conselho de Autorregulamentação.Mais suspensõesAlém do filme da Doritos, o Conar também determinou a sustação do mais recente comercial da rede de restaurantes Giraffas e uma ação da Nutrilatina.
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