quinta-feira, 23 de abril de 2009

Wal-Mart vende primeiro celular ecológico do mundo em parceria com Motorola e Claro


O Wal-Mart, a Motorola e a Claro se uniram para anunciar aos consumidores brasileiros a chegada do Mototm W233 Eco, o primeiro celular ecológico do mundo com o certificado CarbonFree®, que começará a ser vendido com exclusividade no Brasil nos hipermercados Wal-Mart Supercenter, BIG e HiperBompreço.

A parceria prevê um preço diferenciado, com chip da operadora Claro. Além do lançamento, as empresas darão início a um programa de sustentabilidade, que contempla a implementação de urnas especiais para coleta de baterias, pilhas e celulares usados, os quais serão enviados para reciclagem. Estão previstas que, na primeira etapa do projeto, 14 lojas da rede Wal-Mart em São Paulo recebam as urnas.

O W233 Eco - produzido com plástico reciclado de garrafas plásticas - estará à venda nos hipermercados lojas Wal-Mart em todo o País e no site de comércio eletrônico por R$ 199,00. A parceria do Wal-Mart com a Motorola faz parte de uma das estratégias de sustentabilidade da empresa, relacionada a ampliar a variedade de itens com apelo sustentável em suas gôndolas. O Wal-Mart já desenvolveu, entre outros itens, um sabão em pó ecológico (Ariel Ecomax - Procter & Gamble), cuecas e calcinhas feitas com fibra de bambu (Zorba) e um Banco Imobiliário Sustentável, em parceria com a Estrela. A rede também desafia fornecedores de produtos marca própria a repensar seus itens e embalagens de modo que reduza o impacto ao meio ambiente.

Já a Motorola possui um programa de preservação ambiental que é pioneiro no mercado brasileiro de telefonia. Em dez anos de existência, o projeto atingiu a marca de 280 toneladas de componentes eletrônicos já recolhidos para reciclagem. Somente em 2008, a companhia retirou 30 toneladas de material nos postos de coleta, instaladas nas 120 lojas do SAM (Serviço Autorizado Motorola) de todo o País, incluindo baterias de celulares e rádios, além de aparelhos e acessórios fora de uso. O descarte inadequado das baterias usadas pode trazer riscos ao meio ambiente, pois o processo de degradação do material pode levar anos..

Para expandir o seu programa e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, a Motorola juntou-se ao Wal-Mart para implementar a coleta de baterias, pilhas e celulares na rede de hipermercados. Serão implementadas inicialmente em 14 lojas da rede em São Paulo , urnas específicas para este tipo de coleta, nas quais os clientes depositarão as baterias esgotadas, causando menos impacto ao meio ambiente. A ideia é que o número de urnas cresça com o passar do tempo, atingindo todo o País. "Vamos dar aos clientes a possibilidade de descartar, de maneira segura e prática, um resíduo de difícil descarte. A gestão de resíduos é um dos pilares do extenso programa de sustentabilidade do Wal-Mart. As urnas que recolherão baterias, pilhas e celulares usados se juntarão às nossas estações de reciclagem, que já recolhem plásticos, vidros, metais e papel", diz Paulo Polesi, vice-presidente de proteção de ativos do Wal-Mart Brasil.

O celular W233 Eco tem como diferencial o material utilizado em sua fabricação: plástico reciclado de garrafas plásticas. O produto possui um kit 100% reciclável, incluindo a embalagem e o manual. A estrutura externa é composta por 25% de plástico reciclado e oferece uma bateria com maior vida útil, com até nove horas de conversação, garantindo economia de tempo e energia.
"Para o W233 Eco, fechamos uma parceria com a CarbonFund.orgT, a qual faz com que este seja o primeiro telefone do mundo com o selo CarbonFree®. A partir do acordo com a instituição, compensaremos todo carbono emitido na fabricação e distribuição do celular com investimentos em projetos de preservação, reflorestamento e captura de gases do efeito estufa", explica Sérgio Buniac, vice-presidente de Produtos Móveis da Motorola Brasil.

O executivo afirma que, no País, os recursos serão destinados para um projeto localizado em Vargem Bonita (SC), que prevê a coleta do gás metano em uma estação de tratamento de água, evitando que o mesmo seja emitido para o meio ambiente e, desta forma, diminuindo o impacto do aquecimento global. "Para a Motorola é gratificante fazer parceria com o Wal-Mart, uma instituição que também se preocupa com a sustentabilidade no mundo, desenvolvendo ações específicas para garantir a harmonia do ser humano com o meio-ambiente, formando, assim, um mundo cada vez mais sustentável", finaliza.

Nenhum comentário: