
Quando nos machucamos nossa mãe vem logo nos dizendo para por um BAND-AID, seria até estranho se ela viesse dizendo para colocarmos um curativo adesivo, tenho também a certeza que ninguém diz que irá tirar uma fotocópia da apostila da escola, e sim que irá tirar XEROX da apostila da escola.
Esses são apenas 2 exemplos de marcas que se tornaram nomes de categoria, e não é por menos, eles se tornaram lideres do seus seguimentos por anos, podemos dizer que os profissionais de comunicação dessas empresas estão de parabéns, fizeram a lição de casa.
Porém com os anos, as marcas sobem e descem, é o famoso ciclo de vida, que começa no crescimento passa pela maturidade e por fim o declínio, por exemplo, hoje a líder de mercado de maquinas de fotocópia não é a XEROX e sim a CANON, e por que ainda falamos que iremos tirar XEROX em vez de dizer que iremos tirar um CANON?
Isso é fácil de explicar, em marketing usamos os 4´Ps o 3´Cs e por ai vai, e na fase de crescimento e maturidade da XEROX eles usaram e ousaram em publicidade, em planejamentos estratégicos, mas esqueceram de uma coisa que os lideres precisam fazer, é “tampa os buracos” para que as concorrentes não achem nenhuma brecha para se tornar a líder, e nesse caso ouve falha, se assim pode se dizer.
Se fizermos um Top Of Mind ninguém irá dizer Cânon, pois a Xérox já entrou em nossas mentes e esta em nosso subconsciente.
Percebemos isso quando fazemos a lista de itens para o supermercado, colocamos OMO, mas na hora levamos Surf.
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Iogurte ou Danone?
Sabão em pó ou OMO?
Leite Condensado ou Leite Moça?
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